Um rubi de raras dimensões, com 101 quilates, acaba de ser extraído de uma mina operada pela Fura Mining, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado.

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), em comunicado, refere que a pedra preciosa em questão é considerada uma das melhores gemas até aqui extraídas, tendo sido baptizada com o nome de “Estrela de Fura”. Este rubi será colocado em leilão privado no próximo mês de outubro, estando, neste momento, em exibição no Dubai.

O Ministério explica ainda que, após a venda, e nos termos previstos na lei, o Governo irá apurar o Imposto sobre a Produção correspondente.

De acordo com o MIREME, este será o segundo leilão a ser realizado pela Fura Mining este ano, sendo que o primeiro foi na Tailândia, no qual a empresa arrecadou cerca de 20 milhões de dólares de 82 quilos de rubi.

Além da Fura Mining, opera também em Cabo Delgado a Montepuez Ruby Mining, que já realizou também um leilão virtual este ano.

Dados fornecidos recentemente pelo secretário-executivo da Unidade de Gestão do Processo Kimberley no MIREME indicam estar prevista, para este ano, a entrada em operação de mais uma unidade de extracção de rubis no distrito de Montepuez.

A companhia operada pela Moza Minerals já tem os equipamentos instalados estando, neste momento, a efectuar os ensaios de produção. Contudo, à semelhança do que vem sucedendo com a produção de ouro, a extracção de rubis em Moçambique tem vindo a crescer nos últimos anos.

“No geral, para o caso das gemas, registamos boa produção, cerca de 67% do plano. Temos a destacar aqui o rubi que é produzido na província de Cabo Delgado, no distrito de Montepuez”, indica o MIREME.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *