O maior rubi com qualidade de gema do mundo descoberto em Moçambique

O maior rubi de qualidade de gema do mundo “Estrela de FURA” foi revelado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A pedra de 101 quilates foi descoberta na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, pela Fura Gems, que afirma que “a sua tonalidade vermelha viva, fluorescência e claridade são extremamente raras, tornando-a intensamente procurada”.

De acordo com o Dr. A. Peretti, Director executivo da empresa independente especializada em gemas GRS GemResearch Swisslab, “Finalmente encontrei a pedra preciosa mais importante e promissora já testada em minha carreira, um magnífico rubi bruto de mais de 101 quilates de tamanho de Mina de Moçambique da Fura.

Este rubi apresenta características normalmente encontradas apenas nas clássicas minas Mogok da Birmânia. Possui uma fluorescência e cor vermelha viva e ainda se destaca em sua excelente clareza. A Estrela de FURA tem potencial para atingir o novo recorde mundial de ser o rubi de melhor qualidade de gema já encontrado, com um tamanho superior a 50 quilates, uma vez que passa pelo processo de corte final”.

Esta análise é corroborada por Daniel Nyfeler, director-geral do Gubelin Gem Lab, que considera que “o rubi Estrela de FURA é suscetível de produzir uma cor vermelha intensa e saturada uma vez completa e devidamente facetada com proporções adequadas”.

Ele acrescentou, “em comparação com a maioria dos rubis, incluindo os da Birmânia, que tendem a ser bastante incluídos quando atingem tamanhos acima de 5 quilates, este rubi é relativamente livre de inclusões visíveis aos olhos. Considerando seu tamanho muito grande, a cor vermelha viva e as características de clareza deste rubi conferem-lhe um potencial extraordinário para se tornar um dos maiores rubis facetados de alta qualidade já vistos”.

A Fura Gems assumiu nove ativos de rubi no distrito de Montepuez em 2018 e colocou alguns deles em produção. Segundo o seu executivo-chefe, Dev Shetty, “com mais de dois anos de produção, Fura provou que a sua mina de rubi em Moçambique é um depósito de classe mundial. Esta descoberta é um acontecimento sem precedentes e um momento de honra para nós da Fura e para Moçambique. Orgulhamo-nos de ser uma empresa progressiva e sustentável, usando a melhor tecnologia para estabelecer referências na indústria de mineração de gemas coloridas”.

Acrescenta, “Gostaria de agradecer ao Governo de Moçambique pelo seu apoio e à minha equipa por todo o trabalho árduo até à data”.

O rubi será leiloado em outubro e poderá ser vendido por até US$ 100 milhões. Dois por cento dos fundos angariados serão gastos na criação da Academia de Formação Fura para ajudar as comunidades em Cabo Delgado a aceder à educação e formação técnica para proporcionar meios de subsistência em mineração, carpintaria, engenharia e agricultura.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *